terça-feira, 3 de abril de 2012

Algumas das definições técnicas de Wireless

0 comentários

802.11b

IEEE 802.11b é um padrão de rede sem fio criado pelo Institute of Electrical and Electronics (IEEE - Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos).
  

Modo Ad Hoc

O modo Ad-Hoc permite que dispositivos sem fio comuniquem-se diretamente uns com os outros, eliminando a necessidade de um Ponto de acesso (Roteador Wireless) ou qualquer conexão a uma rede conectada, o Modo Ad Hoc também é chamado de modo ponto-a-ponto (peer-to-peer) ou IBSS (independent Basic Service Set).

SSID

SSID significa Service Set Identifier, é simplesmente o nome da rede conectada ao Ponto de acesso.

BSS ou Estação-base

Quando um Ponto de acesso é conectado a uma rede conectada e a um conjunto de dispositivos sem fio, isso é intitulado de Basic Service Set (BSS - Estação-base), uma Extended Service Set (ESS) é um conjunto de duas ou mais BSS que formam uma única sub-rede.

ID de ESS

O ID de ESS (ID de Extended Service Set) é uma identificação atribuída ao Ponto de acesso ao qual a placa CompactFlash Wi-FI se conecta, dispositivos sem fio conectando-se a um Ponto de acesso precisam usar o mesmo ID de ESS, o ID de ESS é constituído de até 32 caracteres e faz distinção entre maiúsculas e minúsculas.

DHCP (Protocolo de Configuração Dinâmica por Host)

O protocolo de configuração dinâmica por host (DHCP) é um procedimento seguido por computadores em uma rede para indentificarem uns aos outros e certificarem-se de que a informação é transferida corretamente é que nao haja IP repetido na rede.

Modo Infra-estrutura

No modo infra-estrutura, a rede sem fio é formada de pelo menos um ponto de acesso conectado à infra-estrutura da rede conectada e um conjunto de estações finais sem fio.

Endereço IP

Os computadores e outros dispositivos de rede em uma rede recebem um número de identificação usando o Protocolo de Internet (Endereço IP).

Endereço MAC

Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico de hardware que identifica um Ponto de acesso, uma placa Wi-Fi ou qualquer outro dispositivo na rede.

Criptografia WEP

WEP (Wired Equivalent Privacy) é um protocolo de segurança para redes locais sem fio (WLANs) definido no padrão 802.11b, o WEP foi criado para proporcionar o mesmo nível de segurança que um LAN conectado.

Limite de RTS (Pedido de Transmissão)

O limite de pedido de transmissão (Limite de RTS) é uma consulta para permitir a transmissão de dados a um Ponto de acesso, a habilitação desta opção evita que dados de dois dispositivos sem fio cheguem no Ponto de acesso ao mesmo tempo, pois caso duas transmissões sem fio chegarem juntas no ponto de acesso, os dados de ambas as transmissões serão perdidos.

Quando os dados chegam juntos, existiu uma colisão de transmissão, esse tipo de problema acontece quando dois dispositivos sem fio estão dentro do alcance do mesmo Ponto de acesso, mas não dentro do alcance um do outro, na verdade, eles estao ocultos um do outro.

Quando o Limite de RTS é habilitado, o dispositivo sem fio envia uma mensagem de Pedido de Transmissão ao Ponto de acesso antes de transmitir os dados, o Ponto de acesso responde com uma mensagem Pronto para Enviar (CTS - clear to send) para o dispositivo sem fio, confirmando o período de tempo reservado para a transmissão.
Ao mesmo tempo, o Ponto de acesso envia para todos os outros dispositivos sem fio ao alcance para cancelar momentaneamente a tansmissão.

A definição padrão para o Limite de RTS é Desabilitado, pois habilitar o Limite de RTS sobrecarrega a rede e com certeza irá afetar negativamente o seu desempenho.

Limite Frag.

Fragmentação é usada para melhorar a eficiência na transmissão de grandes arquivos (pacotes) por uma rede sem fio, quando o Limite Frag estiver Habilitado, arquivos de grande porte serão divididos antes de serem transmitidos e serão reunidos no Ponto de acesso, o valor de fragmentação pode ser definido de 256 a 1500.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...