segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vaso sanitário transforma dejetos em combustível

0 comentários


Cientistas de Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), de Cingapura, criaram um vaso sanitário ecológico. O No-Mix Vacuum Toilet consegue transformar a urina e as fezes em adubo e combustível por meio de um sistema que economiza água.
O vaso tem duas câmaras. Elas recolhem e separam os dejetos líquidos e sólidos. A urina recolhida vai para uma instalação de processamento onde se decompõe em nitrogênio, fósforo e potássio, elementos usados como adubo.
Por sua vez, as fezes vão para um biorreator. Ele faz o processamento e transforma os dejetos em biocombustível de metano. Esse gás é inodoro e pode ser usado para substituir o gás natural no fogão ou como gerador de eletricidade.
O sistema não exige que o vaso fique conectado aos encanamentos da rede de hidráulica e ao esgoto. Além disso, ele tem uma tecnologia de vácuo de sucção que usa entre 0,2 e 1 litro de água por descarga, enquanto uma privada convencional consome entre 4 e 6 litros.  Essa quantidade representa 90% de economia em relação ao sistema convencional.
Para completar, o sistema também transforma as sobras de comida e outros resíduos orgânicos em fertilizante e energia. Portanto, esse pode ser um método de reciclagem mais eficiente e barato.
O projeto contou com um financiamento de US$ 7,8 milhões da Fundação Nacional de Pesquisa de Cingapura. Após quase dois anos de estudos, ele foi apresentando na feira de ciência e tecnologia WasteMet Asia 2012.
Segundo a agência de notícias EFE, o No-Mix Vacuum Toilet ainda é um protótipo. Porém, os pesquisadores acreditam que ele começará a ser usado em banheiros da instituição a partir de 2013.
Além disso, a instituição negocia com autoridades locais a instalação de protótipos nas casas de uma área residencial. Segundo os pesquisadores, o sistema também foi pensado para hotéis e construções afastadas que não contam com rede hidráulica e saneamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...